Artigos
Seja bem-vind@!
Para acessar o artigo: Clique no título do artigo.
Há artigos disponíveis também no website: https://ufsc.academia.edu/JanainaMar
Boa leitura, reflexões e inspirações práticas!
ARTIGOS
- MARTINS, Janaina Trasel. Canto pré-natal: alquimias sonoras para gestantes. Revista OuvirOUver (UFU), Uberlândia, v.13, n.2, p.630 – 643. EDUFU: 2017.
- MARTINS, Janaina. A Cosmovisão Celta e a Vocalidade Poética: a tradição oral e as narrativas mitológicas da Idade Média. Revista Boitatá (UEL), ISSN: 1980-4504. Paraná, v.1, (n.19), p. 96 a 111. Ano 2015.
- MARTINS, Janaina. Processo compositivo da vocalidade poética na dança-teatro Flor das Águas. Revista Cena (UFRGS), Porto Alegre, v.1 (n.16), 2015.
- MARTINS, Janaina; CAMPO, Juliano. Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowksi, Maud Robart e Thomas Richards. Revista Urdimento (UDESC), v.1, (n.22), p. 53-62, 2014.
- MARTINS, Janaina ; JACOBS, Daiane. Vozes de Augustine: preparação vocal e presença da voz em cena. Revista Urdimento (UDESC), v. 1, p. 40-49, 2013.
- MARTINS, Janaina; Brehsan, Nastaja ; Alonso, Ana ; Sevegnani, Claudinei ; Tamara Hass. Improvisação em contato: poéticas do corpo. Revista Extensio (Florianópolis), v. 50, p. 58-65, 2010.
- MARTINS, Janaina. Princípios da ressonância vocal na criação corporal da palavra em cena. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 25, p. 1-1, 2010.
- MARTINS, Janaina. A ludicidade do jogo vocal no desenvolvimento da consciência criativa. Revista científica da FAP, v. III, p. 3, 2008.
- MARTINS, Janaina. A relação entre o texto escrito e a vocalidade no teatro: contribuições a partir de Paul Zumthor. Revista Urdimento (UDESC), Florianópolis: UDESC/CEART, v. 1, p. 141-149, 2004.
- MARTINS, Janaina. O treinamento vocal do ator na contemporaneidade: a relação entre a técnica vocal e a organicidade vocal. Revista O Teatro Transcende, Blumenau/Santa Catarina, v. 11, p. 80-82, 2002.
CAPITULO DE LIVRO:
- MARTINS, Janaína. Ação vocal: a dramaturgia do corpo na ação física da palavra. In: ALEIXO, Fernando (org.). Práticas e Poéticas Vocais – VOL 1. EDUFU, 2014. ISBN: 978-85-7078-360-8
- MARTINS, Janaína. A relação corpo-voz na arte do ator: perspectivas a partir de Eugenio Barba. In: Jane Celeste. (Org.). Voz em Cena 2. Voz em Cena 2. Rio de Janeiro: Revinter, 2004, v. 2, p. 33-53.
TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS:
- MARTINS, Janaína. A vocalidade da palavra na dança-teatro. In: III Seminário Nacional de DançaTeatro, 2011, Viçosa – MG. III Seminário Nacional de DançaTeatro. Viçosa: Tribuna, 2011. v. I. p. 174-181.
- JACOBS, Daiane; MARTINS, Janaína. As vozes de Augustine. In: I Seminário Internacional História do Tempo Presente – Simpósio A voz e a Canção, 2011, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis: FAED, 2011. v. I. p. 1-2333.
- MARTINS, Janaína. Movimento sonoro: a ação da palavra na dança-teatro. In: I Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro, 2009, Viçosa – Minas Gerais. Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro, 2009.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
- MARTINS, Janaína. A voz da água: processo de criação cênica de Flor das Águas (VII Congresso da ABRACE) Porto Alegre, 2012
- MARTINS, Janaína.A dramaturgia do corpo-vocal: processo de criação da peça Dom Quixote(VI Congresso da ABRACE). In: VI Congresso da ABRACE, 2010, São Paulo. VI Congresso da ABRACE ARTE E CIÊNCIA – ABISMO DE ROSAS, 2010.
- MARTINS, Janaína. Processo de criação vocal: jogos corpóreos de ressonância vocal para a composição da ação física da palavra (V Congresso da ABRACE). In: V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. V Congresso da ABRACE, 2008.
- MARTINS, Janaína.Processo de criação e composição de ações vocais do ator: relato de uma experiência cênica (IV Congresso ABRACE). In: IV Congresso da ABRACE, 2006, Rio de Janeiro. Memórias ABRACE X. Rio de Janeiro: 7letras, 2006. p. 184-186.
- MARTINS, Janaína. Principios da preparação vocal orgânica do ator (III Congresso ABRACE). In: ABRACE – III Congresso Brasileiro de pesquisa e pós graduação em Artes Cênicas, 2003, Florianópolis. Memória ABRACE VII. Florianópolis: UDESC, 2003. v. VII. p. 152-153.