2012 – Seminário a Voz e a Cena

II SEMINÁRIO A VOZ E A CENA

Ano de realização:  2012

Site do Evento: http://vozecena.wix.com/vozecena#!home/mainPage

Coordenação: Prof. Janaina Martins (UFSC) e Prof. Daiane Dordete (UDESC) O Seminário “A Voz e a Cena” é organizado pelo Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Práticas e Poéticas Vocais”. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0192756526605440

Trata-se de um grupo interinstitucional formado por pesquisadores das Universidades Federais de Uberlândia (UFU), Brasília (UnB), Santa Catarina (UFSC) e das Universidades Estaduais de Campinas (UNICAMP) e de Santa Catarina (UDESC). A proposta do grupo é promover estudos e pesquisas interdisciplinares sobre práticas pedagógicas e processos de composição poética da voz, no âmbito das Artes Cênicas. O grupo realiza um seminário itinerante “Seminário A Voz e a Cena” voltado para o compartilhamento de experiências e de resultados de pesquisa práticas e teóricas sobre a voz. Também, busca consolidar espaços para publicações e divulgação de informações e trabalhos sobre este tema. As ações do grupo dialogam diretamente com a prática de ensino, pesquisa e extensão que cada pesquisador realiza na sua respectiva IES.

• Em 2011 o I Seminário “A voz e a cena” ocorreu na Universidade Federal de Uberlândia, sob a coordenação do prof. Dr. Fernando Aleixo (Artes Cênicas /DEMAC/UFU). Data: 21 a 23 de outubro de 2011.
  • Em 2011 o II Seminário “A voz e a cena” ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade do Estado de Santa Catarina, sob a coordenação das profs. Dr. Janaina Martins (Artes Cênicas /DALi/UFSC) e Daiane Dordete (Artes Cênicas /CEART/UDESC). Data: 14 a 17 de novembro de 2012
  • Em 2011 o III Seminário “A voz e a cena” ocorreu na Universidade de Brasília (Artes Cênicas /IdA/UnB), sob a coordenação dos profs. Dr. Cesar Lignelli e Dra. Sullian Pacheco (Artes Cênicas /IdA/UnB). Data: 14 a 17 de novembro de 2013
  • Em 2011 o IV Seminário “A voz e a cena” ocorrerá na Universidade Federal de Ouro Preto, sob a coordenação do prof. Marco Flavio de Alvarenga (Artes Cênicas /Deart/UFOP). Data: 24 a 28 de setembro de 2014