Linhas de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz na Arte

tem como objetivo abarcar estudos relacionados as artes performativas da voz

Entre as LINHAS DE PESQUISA estão:

– PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOCAIS
Esta linha de pesquisa abrange estudos de práticas pedagógicas em voz, relacionadas a preparação vocal de atores, dançarinos, performers. Aborda questões epistemológicas a respeito do desenvolvimento da consciência criativa na formação do artista, na unidade que permeia as dinâmicas da voz ao movimento do corpo em criatividade poética. Estuda-se dinâmicas, estratégias e práticas pedagógicas, tecendo relações entre técnicas vocais, improvisação corpórea, jogos vocais e estudos do movimento do corpo-voz pelo viés de abordagens somáticas.

– PROCESSOS DE CRIAÇÃO CORPÓREO-VOCAL
Esta linha de pesquisa abrange os processos criativos, as montagens de espetáculos e performances vocais. Tem como intuito estudar a dramaturgia vocal do artista, as relações entre a ação física e a ação vocal, a vocalidade da palavra na dança-teatro, a vocalidade poética na dança contemporânea, a dança-vocal, as relações entre o texto dramático e a composição vocal do ator, a vocalidade da palavra na cena contemporânea, entre outros temas referentes a processos de criação corpóreo-vocal para as artes performativas.

– COMPOSIÇÃO SONORA PARA A CENA
Esta linha de pesquisa abrange a dimensão acústica da cena, as composições sonoras, as ambiências sonoras, a sonoplastia, a música na cena.

– VOZ E CULTURA
Esta linha de pesquisa abrange os cantos de tradição de diversas culturas e as performances rituais. Com o estudo dos cantos dos povos, tecem-se articulações entre corpo e cultura, memória e tradição, ritual e arte, de poéticas performativas da voz.

HEALING SOUNDSTERAPIAS SONORAS, MUSICOTERAPIA, CANTOTERAPIA, VOZTERAPIA

Essa linha de pesquisa abrange os estudos da área de healing sounds, com enfoque na meditação sonora/ sound bath.  Abrange também a pesquisa na área da musicoterapia, com enfoque no canto com mulheres nos ciclos da gestação e do puerpério.

Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2790594606724717