2013 a 2015 – Vozes de Zambi – Voz e Consciência Negra

VOZES DE ZAMBI – Expressão Vocal e Consciência Negra – Aulas de Canto

.

Anos de realização: 2013, 2014, 2015

O projeto Expressão Vocal e Consciência Negra visa pesquisar a expressividade vocal, o canto e as sonoridades de músicas negras, com objetivos de resgate, construção de repertório, valorização da arte, história e das culturas afrobrasileira e africana. O objetivo geral é o de desenvolver a consciência negra através do canto.

As aulas de canto e consciência negra acontecerão uma vez por semana, nas salas do Curso de Artes Cênicas no CCE. Atividades Gratuitas a Comunidade. – As aulas serão ministradas pela idealizadora, criadora e argumentadora do projeto Roberta C. Araujo de Lima (Roberta Lira), estudante do Curso de Artes Cênicas da UFSC e membro da comissão fundadora do Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC.

Histórico do projeto: O Projeto de Extensão Vozes de Zambi: Expressão Vocal e Consciência Negra vem realizando desde 2012, na Universidade Federal de Santa Catarina, aulas de cantos étnicos de matriz africana com consciência negra, performances teatrais, performances e intervenções artísticas com rodas de conversa. Com o enfoque na valorização das artes, culturas e identidades negras, busca-se fortalecer a pesquisa das sonoridades negras pelo viés histórico, cultural e artístico. O objetivo principal é o de desenvolver a consciência negra através do canto, possibilitando o fortalecimento das identidades negras e a sensibilização de não negros à sua compreensão. Visa-se investigar a expressividade vocal dos povos negros, o canto, as sonoridades musicais, a diversidade das culturas e as artes do corpo dos povos afro-brasileiros, africanos e da diáspora africana em cenas e performances artísticas. O projeto que já vem possibilitando na universidade momentos de reflexões, voz e manifestações artísticas das populações de matriz africana, anseia ampliar e dar mais visibilidade a este rico ambiente; onde há forte presença de nossa diversidade artística e cultural; e pretende com ele também contribuir para a melhora e transformações nas relações étnicos raciais dentro e fora da universidade.

Direção Geral e Ministrante: As aulas de canto junto a consciência negra serão ministradas e terão a direção geral realizada por sua idealizadora Roberta Lira que é cantora, professora de expressão vocal, musicalização, pesquisadora de músicas, performances e outras expressões do corpo em arte e cultura negra, atriz, bolsista voluntária do “Vozes de Zambi”, acadêmica do curso de Artes Cênicas e membra fundadora do Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC.

Coordenação Geral do Projeto: Dra. Profª. Janaína Trasel Martins – Numero Protocolo Notes: 2013.3316 e 2012.4360

Parceria e Apoio: O projeto conta com o apoio e a parceria do Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC, incentivador inicial de sua criação na universidade.

Mais informações: vozesdezambi@gmail.com